Limpeza de pele: quando é necessário fazer?

Limpeza de pele: quando é necessário fazer?

Fazer limpeza de pele pode parecer apenas um procedimento estético básico, que pode ser realizado em casa ou a qualquer momento. No entanto, existem cuidados a serem tomados na hora de ir ao esteticista.

Leia também: limpeza de pele funciona

“A necessidade de limpeza de pele é variável, depende do tipo de pele e da fase de vida da pessoa. Por exemplo, uma pessoa com pele muito oleosa ou com muitos cravos necessitará fazer limpeza de pele com mais frequência do que uma pessoa com pele normal ou seca”, analisa Meire Gonzaga, dermatologista do Hospital Assunção, da Rede D’Or São Luiz.

A limpeza é comumente indicada para quem tem problemas com cravos, sejam eles abertos (aqueles pontinhos pretos) ou fechados (os pontinhos brancos), ou mesmo para quem deseja remover células mortas da pele.

Atividade física rejuvenesce a pele, diz estudo
Como tirar estrias? Entenda o problema de pele e livre-se dele
Óleo de argan: para que serve e como utilizá-lo no cabelo e na pele
Adriano Loyola, assessor do Departamento de Cosmiatria da Sociedade Brasileira de Dermatologia, alerta também para o cuidado em realizar uma limpeza de pele em crianças. “Não existe uma idade certa para iniciar, mas geralmente na adolescência, entre 12 e 13 anos, os hormônios sexuais começam a causar aumento do sebo pelas glândulas sebáceas, provocando o aparecimento de cravos e espinhas.”

Cuidados com a limpeza de pele
Ao realizar uma limpeza de pele, é necessário que se use diversos cosméticos, por isso é comum que algumas pessoas tenham reações alérgicas. “É importante escolher um profissional confiável para garantir minimamente que os produtos usados sejam de qualidade e o risco de uma alergia ou dermatite diminua ainda mais”.

Reações leves, como coceiras, ardor ou ressecamento costumam ocorrer em mais de 10% da população adulta. O problema, para a dermatologista Joana Tebar Figueira, é que “o vasto uso de cosméticos e a falta de uma regulamentação precisa fazem com que seja difícil descobrir detalhadamente todos os componentes das formulações”.

Neste sentido, a recomendação, segundo Meire Gonzaga, é de que pessoas com rosácea ou que sejam muito alérgicas também devem evitar a limpeza de pele.

Confira abaixo 5 dicas dos especialistas para manter a pele saudável em seu dia a dia:

Faça a exfoliação da pele com um sabonete indicado para remover os cravos mais superficiais.
Mantenha a pele sempre limpa. Veja com um dermatologista qual o seu tipo de pele e invista no uso de tônicos e sabonetes específicos para ela.
Deve-se evitar a lavagem excessiva do rosto — não mais que duas vezes ao dia –, pois lavar repetidas vezes também pode ocasionar um efeito rebote, aumentando ainda mais a oleosidade facial.
Para as mulheres, é bom evitar dormir com maquiagem, pois os cosméticos obstruem os poros, e o rosto rapidamente enche-se de cravos e mílios.
Utilize filtro solar diariamente. Aplique-o pela manhã, antes de sair de casa, mesmo que o dia não esteja ensolarado.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *