Manteiga de cacau e lip balm protegem lábios durante outono

Manteiga de cacau e lip balm protegem lábios durante outono

Com a chegada do outono, os ventos frios podem deixar a pele ressecada e ainda castigar outras áreas sensíveis do corpo, como os lábios, que ficam rachados e com aspecto craquelado. Por isso, quem deseja passar pela estação com sorriso no rosto, deve apostar no uso da manteiga de cacau e do lip balm para manter a região hidratada e 100% protegida.

Leia também: Lábios ressecados como tratar

“A pele dessa área perde dez vezes mais umidade do que qualquer outra parte do corpo. Por isso, hidratá-los nesta estação é fundamental”, afirma Tatiana Oddo, dermatologista da Clínica Dhermis, de Niterói. Confira, a seguir, as funções, benefícios e principais diferenças entre a manteiga de cacau e o lip balm para não errar na hora da proteção.

Ideais no outono, manteiga de cacau e lip balm deixam os lábios nutridos e 100% protegidos Quando não são devidamente cuidados, lábios podem apresentar rachaduras e descamações Lubrificante natural, manteiga de cacau previne o aparecimento de lesões cutâneas e possui aroma agradável Formulados a partir de manteiga vegetal e cera de abelha, lip balm possui propriedades hidratantes e cicatrizantes Diferentemente do que muitos pensam, saliva não funciona como inibidor do ressecamento e pode até causar infecções
5 fotos
ver galeria
Ideais no outono, manteiga de cacau e lip balm deixam os lábios nutridos e 100% protegidos
Ideais no outono, manteiga de cacau e lip balm deixam os lábios nutridos e 100% protegidos
Foto: Shutterstock
Manteiga de cacau
Extraída da semente do cacau durante o processo de fabricação do chocolate, a manteiga é um tipo de gordura natural com propriedades hidratantes e emolientes – combinação de água, óleo e gorduras – que ajudam a recuperar o tecido da boca. “Além de ser lubrificante natural, o produto de beleza previne o aparecimento de lesões cutâneas, possui aroma agradável e dura muito tempo sobre os lábios”, esclarece Tatiana. Para conquistar esses benefícios, é indicado mantê-la sempre perto e aplicar a cada 30 minutos, já que não penetra profundamente na derme.

Lip balms
Formulados a partir de manteiga vegetal e cera de abelha, os lip balms (espécies de batom) são boas pedidas para quem deseja deixar a boca hidratada e livre de rachaduras. Com propriedades hidratantes e cicatrizantes, o produto cria uma camada protetora na superfície do lábio para selar a umidade e protegê-lo das agressões externas do ambiente, além de evitar a formação de “pelinhas” na região.

O item penetra mais na pele e pode ser reaplicado a cada hora. No mercado, há opções com diversas cores (mais suaves que as dos batons tradicionais), outras que oferecem brilho (mais discreto que o do gloss), além de incolores e opacas. Apesar das qualidades, o lip balm com fragância sintética e eosina (tipo de corante) na fórmula pode deixar a pele labial mais áspera e com aspecto rugoso.

Saliva, não!
Na falta de qualquer um desses cosméticos, muitas pessoas umedecem a boca com a saliva, ação que, ao contrário do que se imagina, agrava o ressecamento da região. Isso porque o fluido tem ácidos próprios que ajudam na quebra dos alimentos e podem causar irritações e até infecção. Por isso, para driblar a ausência dos cosméticos, a dica é ingerir muita água durante o dia para hidratar profundamente o tecido da boca.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *